carateristica do som
Publicado em 30 de Janeiro de 2011 por Inês Rodrigues
Vivemos rodeados de sons que produzem em nós as mais variadas sensações. Sons agradáveis, suaves, melodiosos ou até comoventes. Sons desagradáveis, estridentes, incomodativos, atemorizadores ou até dolorosos.
Qualquer corpo que vibra produz um som, daí dizermos que se trata de uma fonte sonora. Esse som propaga-se por ondas, desde a fonte que o produz até aos nossos ouvidos, através de um meio material que pode ser gasoso, líquido ou sólido. No vazio o som não se propaga.
As vibrações das fontes sonoras são comunicadas ao meio natural envolvente, que por sua vez também vibra, por meio de ondas sonoras. Estas ondas resultam da propagação de vibrações que têm direcção igual à direcção de propagação. Estas resultam de compressões e expansões alternadas das partículas que constituem o meio onde o som se propaga.
Figura 1 - Propagação do som
Frequência
Chama-se frequência de uma onda ao número de vibrações efectuadas por qualquer partícula numa unidade de tempo. A frequência exprime-se em vibrações por segundo ou hertz, Hz.
Figura 2 - Frequência de uma onda sonora
Amplitude
A amplitude é a característica que nos permite distinguir um som fraco de um som forte. Esta característica está relacionada com a quantidade de energia transportada pela onda sonora e é medida em dB (decibeis).
Figura 3 – Amplitude do som
Timbre
O timbre é a propriedade que nos permite distinguir sons produzidos por diferentes fontes sonoras.
Figura 4 - Diferentes fontes sonoras produzem diferentes timbres