Resumo Da Mat Ria De F Sica 11 4
2. Comunicações:
A – Comunicação de Informação a Curtas Distâncias:
A.2. Som:
Os sons são ondas mecânicas, vulgarmente utilizadas na comunicação. Podem ser produzidos de diversas maneiras, como, por exemplo, a fala, que resulta da vibração das cordas vocais, ou a música produzida por um violino, que resulta da vibração das cordas do instrumento. Mas na origem de qualquer som está sempre a vibração de corpos ou partículas, que se transmite a todo o meio em redor da fonte sonora.
A.2.1. Produção e propagação de um sinal sonoro:
O som tem origem na vibração de partículas do meio material elástico. Um sinal sonoro propaga-se no meio em que se encontra a fonte emissora, gerando uma onda so-nora. As caraterísticas de uma onda sonora, a frequência e a amplitude, são determina-das pelas da fonte sonora, isto é, pela frequência e pela amplitude do sinal sonoro.
Na verdade, uma onda sonora resulta do movimento vibratório das partículas do meio circundante da fonte sonora (por exemplo, das moléculas do ar). Este movimento é comunicado às partículas vizinhas, que passam também a vibrar. Os movimentos vibratórios das partículas gerem sucessi-vas zonas de maior densidade, as zonas de compres-são (zonas de alta pressão), e de menor densidade, as zonas de rarefação (zonas de baixa pressão). O som é uma onda de pressão, pois há zonas de compressão e de rarefação do ar que variam periodicamente no tempo e no espaço. Nos meios gasosos é normal cara-terizar a onda sonora pelas variações de pressão, uma vez que são estas que permitem aos recetores (ouvidos, microfones) detetar e identificar um sinal sonoro. A diferença de pressão designa-se por pressão sonora e está relacionada com a amplitude da onda sonora.
As ondas sonoras são ondas longitudinais pois as sucessivas compressões e rare-fações do ar ocorrem na direção de propagação. As partículas do meio oscilam na dire-ção de propagação da onda.
O som é uma onda mecânica, pois