Portugues
Qualquer que seja o modo de comunicar, há sempre um sinal que se envia e que é depois recebido. Um sinal está sempre ligado à alteração de uma propriedade física do meio onde está o emissor, um sinal é uma perturbação. Portanto, sinal é toda a perturbação que traduz alteração de uma propriedade física de um meio e que serve de suporte à transmissão de informação.
Para comunicar é preciso que uma perturbação se propague
À propagação de uma perturbação chamamos ONDA
O que é uma onda?
O que é uma onda?
A onda é a propagação de uma perturbação
Repare-se que a corda permanece no mesmo sítio! Só a perturbação se propaga ao longo da corda. Inicialmente a corda estava esticada (estava numa posição de equilíbrio). Foi criado um pulso, isto é houve uma perturbação e certa região da corda ficou afastada relativamente à sua posição de equilíbrio.
Uma onda é a propagação de uma perturbação através do espaço. Uma onda transporta energia e não matéria.
Onda solitária
Onda associada a um só pulso. Corresponde a um sinal de curta duração
Onda persistente
Onda associada a uma sequências de pulsos. Corresponde a um sinal emitido continuamente
Classificação das ondas
• Quanto à natureza
Ø Ondas mecânicas - Precisam de um meio material para se propagarem. Estas ondas propagam-se em todos os meios formados por partículas. A onda propaga-se porque a energia da oscilação de uma partícula é transferida às partículas vizinhas, forçando-as a oscilar
Ex: ondas numa corda, numa mola, na água, no ar (som), na (ondas sísmicas) Terra
Ø Ondas electromagnéticas – Não necessitam de um meio material para se propagarem, podendo propagar-se no vácuo. Estas ondas são oscilações de campos eletromagnéticos.
Ex: radiação solar.
Classificação das ondas
• Quanto ao modo de propagação
Ø Ondas transversais - A direção de propagação é perpendicular à direção da perturbação. Ex: bóia sobre a superfície de um lago. Ø Ondas