Caracterização metalografica
Lucasab.........; Michel SoratoAC,RafaelJoão FrassonAd
aSATC – Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina, Rua Pascoal Meller, 73 – Bairro Universitário - CEP 88845-000 – Criciúma - SC, Brasil. be-mail: lucass_bn@yahoo.com ce-mail: michelsorato@hotmail.com ce-mail: rafaeljfrasson@gmail.com
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é analisar metalograficamente e microscopicamente uma amostra metálica onde a sua composição é desconhecida. A metalografia pode ser definida como o estudo das características estruturais ou da constituição dos metais e suas ligas, para relacioná-los com suas propriedades físicas, químicas e mecânicas. O conhecimento das propriedades de um metal se caracteriza pela determinação das fases que o compõe e estudo da natureza, forma, distribuição e quantificação das mesmas. Neste trabalho será relatado o exame metalográfico de uma amostra, onde esta passa pelos processos de preparação da amostra (corte, lixamento, polimento), ataque químico e análise metalográfica. Após se ter a imagem metalografica da amostra a ser analisada, se faz comparações com bibliografias, para se chegar ao % de carbono, constituição do material, tratamento térmico realizado, etc.) que permitirão saber aproximadamente qual o tipo de material compõem a amostra analisada.
Palavras-chave: metalografia, análise metalográfica, micrografia, aço.
1. Introdução
A obtenção das propriedades que compõem um material passa pela determinação das fases e estudo da natureza, forma, distribuição e quantificação das mesmas. A definição de uma estrutura é dependente da escala à qual é observada. Portanto, é essencial diferenciar quando se está analisando uma estrutura macroscópica ou microscópica. O termo metalografia pode ser definido como o estudo das características estruturais ou da constituição dos metais e suas ligas, para relacioná-los com suas propriedades físicas, químicas e mecânicas.