Chipset
Chipset é um conjunto de circuitos eletrônicos montados num tablete de silício. Silício é um metal semicondutor. Chipsets são construídos com tecnologia VLSI (Very Large Scale Integration).
As modernas placas de CPU trazem um ou vários chipsets incorporado. O chipset engloba todos os circuitos adicionais, por isso é também chamado de Circuito de Apoio ou Lógica Adicional.
Circuitos e características
O chipset contém circuitos de apoio ao processador, às memórias, às interfaces, ao barramento. Esses circuitos geram os controles necessários para o trabalho do processador.
Entre os circuitos componentes do chipset, podemos citar: * Circuito de Refresh * Circuito de controle da memória cache * Circuito de controle do bus de 16 bits * circuito de controle do bus de 32 bits * Circuito de DMA * Circuito de IRQ
Características de Chipsets: * Memória RAM máxima que o chipset endereça; * Memória cache máxima que o chipset acessa; * Memória RAM máxima que o chipset acessa utilizando a memória cache externa L2, quando a placa-mãe possui L2 externa; * Tipos de memória RAM que o chipset acessa; * Tipos de cache L2 que o chipset reconhece quando a placa mãe possui L2 externo; * Capacidade de operação com mais de um processador; * Padrões de disco rígido UDMA/33 UDMA/66 e UDMA/100; * Barramento que o chipset pode acessar como AGP USB e Firewire; * Frequência máxima de operação; * Modo de operação do barramento AGP.
As principais características de uma placa-mãe estão relacionadas com o seu chipset. A diferença entre placas-mãe está no chipset que elas utilizam. Placas mãe de fabricantes diferentes possuem o mesmo desempenho quando utilizam o mesmo chipset. Isso é tão importante que as placas-mãe geralmente têm a marca do chipset como se fosse seu sobrenome.
Ponte Norte e Ponte Sul são dois circuitos de grande importância para o funcionamento da placa mãe.
Ponte Norte