Caracterização dos compostos orgânicos e inorgânicos
ENSINO MÉDIO INTEGRADO – TÉC. EM ALIMENTOS
QUÍMICA ORGANICA
RELATÓRIO: CARACTERÍSTICAS DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS
AÇAILÂNDIA – MA 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO......................................................................4 2. OBJETIVO..............................................................................6 3. MATERIAIS E REAGENTES.................................................6 4. MÉTODOS...............................................................................6 5. RESULTADOS E DISCUSSÕES.............................................7 6. CONCLUSÃO..........................................................................9 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................10
1. INTRODUÇÃO
A química orgânica é a química dos compostos de carbono. Os humanos têm utilizado os compostos orgânicos e suas reações por milhares de anos. Sua primeira experiência deliberada com uma reação orgânica provavelmente data da descoberta do fogo. Durante a década de 1780 os cientistas começaram a fazer a distinção entre compostos orgânicos e compostos inorgânicos. Os compostos orgânicos foram definidos como compostos que podiam ser obtidos a partir de organismos vivos (Solomons, 2009).
Utilizar substâncias orgânicas a fim de fazer análises quanto aos seus pontos de fusão, suas alterações por meio do calor, combustão, dissolução em um determinado solvente líquido e observar a ação desidratante do ácido sulfúrico concentrado sobre determinados reagentes.
O ponto de fusão de uma substância é a temperatura na qual existe um equilíbrio entre o estado cristalino bem ordenado e o estado líquido mais aleatório (Solomons, 2009).
Os alcanos são todos apolares. Desse modo, são insolúveis em solventes fortemente