Qualidade da água
Para caracterizar uma água, são determinados diversos parâmetros, os quais representam as suas características físicas, químicas e biológicas. Esses parâmetros são indicadores da qualidade da água e constituem impurezas quando alcançam valores superiores aos estabelecidos para determinado uso. Os principais indicadores de qualidade da água são discutidos a seguir, separados sob os aspectos físicos, químicos e biológicos.
Parâmetros Físicos
a)Cor
Conceito: Responsável pela coloração da água
Forma do constituinte responsável: Sólidos dissolvidos
Origem Natural: * Decomposição de matéria orgânica (principalmente vegetais – ácidos húmicos e fúlvicos); * Ferro e manganês.
Origem Antropogênica: * Resíduos Industriais (ex: tinturarias, tecelagens, produção de papel); * Esgotos domésticos.
Importância: * Origem Natural: não representa risco direto à saúde, mas consumidores podem questionar a sua confiabilidade; * Origem Industrial: pode apresentar toxicidade ou não.
Utilização mais freqüente do parâmetro: Caracterização de águas de abastecimento brutas e tratadas.
b)Turbidez
Conceito: representa o grau de interferência da passagem de luz através da água, conferindo uma aparência turva a mesma.
Origem Natural: * Partículas de rochas, argila e silte; * Algas e outros microorganismos.
Origem Antropogênica: * Despejos domésticos; * Despejos industriais; * Microorganismos, * Erosão
Importância: * Origem Natural: não traz inconvenientes sanitários diretos. Porém, é esteticamente desagradável na água potável, e os sólidos em suspensão podem servir de abrigo para microorganismos patogênicos; * Origem Antropogênica: pode estar associada a compostos tóxicos e