Segurança do trabalho
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
SEGURANÇA INDUSTRIAL
Trabalho apresentado como requisito de Aprovação, na Disciplina Estágio Curricular do Curso de Engenharia Química da Universidade do Grande Rio.
Junho, 2012.
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO ESCOLA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
ACIDENTES DE TRABALHO
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES
Elaborado por:
Natalia Silva Rigaud
Junho, 2012.
1- Acidente de trabalho
1.1 INTRODUÇÃO "Pago porque a lei me obriga, mas não concordo. A desatenção dele foi o que provocou o acidente. Porque sou eu o responsável?"
Esta é uma reação bem comum por parte dos empresários que não se sentem responsáveis por tais acidentes e, tampouco, terem que pagar indenização por danos morais ou materiais ao empregado acidentado.
Assim como o empresário (empregador), muitas vezes acredita não ser o culpado pelo acidente, não seria admissível acreditar que o empregado tivesse a intenção de provocar o próprio acidente, correndo o risco de ficar inválido ou incapacitado, além de não poder munir o sustento à sua família ou pelo risco de estar descartando sua vida pessoal e/ou profissional. Acidente do trabalho é aquele que ocorre no exercício de atividade a serviço da empresa e provoca lesão corporal ou perturbação funcional, que pode causar a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.
1.2 PRINCIPAIS CAUSAS DOS ACIDENTES DE TRABALHO
As principais causas dos acidentes de trabalho são classificas em: atos inseguros, condições inseguras e fator pessoal de insegurança.
Atos inseguros: são todas as ações feitas pelo trabalhador, sendo ela voluntariamente ao ou não, que pode vir a causar um acidente.
Temos como exemplo de atos inseguros não usar EPI, brincar em local de trabalho, inutilizar dispositivo de segurança, não cumprir as normas de