caracterização de uma base
Unidade de Educação
Curso de graduação de Química Bacharelado
IQ – Instituto de química
Disciplina – química inorgânica
Relatório referente aos experimentos III e IV
Sistemas e Reações químicas - Preparação e Caracterização de uma Base.
Natal/RN
Introdução:
Experimento III - Sistemas e reações químicas
O que são reações químicas? Reação química é o reagrupamento dos átomos num dado sistema. Nesse reagrupamento algumas substancia sofrem transformação em relação ao seu estado inicial (reagentes) para que uma reação química ocorra deve haver a formação de substancias final (produto). Quando ocorre uma reação podem-se observar algumas evidencias como: desprendimento de gás, mudança na coloração, formação de precipitado, entre outros (lembrando que a mudança de coloração por se só não é uma evidencia concreta, pois ela pode ser proveniente da combinação de duas cores). As reações químicas são classificadas em reação de combinação que podem ser simples ou composta, reação de decomposição que é quando um reagente se decompõe em dois (pirólise e eletrólise também são reações de decomposição) e por fim reações de deslocamento que incluem simples troca, dupla troca, reação de precipitação, neutralização, oxido-redução e polimerização. Cada reação com suas respectivas características.
Outro detalhe muito importante nas reações é a formação do precipitado que vão de acordo com o tamanho das partículas, os tipos de precipitado são: cristalino, granular, finamente dividido, coloide gelatinoso e coloidal finamente dividido.
Experimento IV – Preparação e caracterização de uma base
Uma substancia é caracterizada como base quando há a presença de OH- em solução, no caso uma base é uma substancia capas de doar pares de elétrons já às substancias ácidas são caracterizadas pela presença de H+ em solução (teoria de Arrhenius) e é aquela substancia que é capaz de receber pares de elétrons (teoria de