quimica
Equação 1 : A reação do ácido clorídrico diluído + solução de nitrato de prata ,formou um precipitado de cor esbranquiçada , cloreto de prata = (AgCl) , e o líguido que estava no recipiente é o ácido nítrico = (HNO3) .
Sendo assim a equação da reação : HCl + AgNO3 ---> HNO3 + AgCl (cloreto de prata ) Durante o experimento observamos que o (AgCl) exposto a luz , os fótons fornecem energia suficiente para que haja a redução da prata e então o precipitado que era esbranquiçado escurece .
Equação 2 : Uma reação de ácido clorídrico + hidróxido de sódio. É uma reação de neutralização ácido-base, onde reagem um ácido forte e uma base forte. Forma-se sal neutro e água. Durante a reação observamos que o recipiente ficou levemente aquecido . Sendo uma reação exotérmica e de dupla troca, podendo ser representada : HCl +NaOH ---> NaCl + H2O
Equação 3 : 1 grama de óxido de cálcio ( cal viva) + água + 2 gotas de fenolftaleína (C2OH14O4). Podendo ser representada pela seguinte equação : CaO + H2O ---> Ca(OH)2 . No decorrer a reação forma um precipitado de óxido de cálcio e sendo de caráter básico e na presença do indicador fenolftaleína o líquido adquire uma coloração avermelhada , Também sendo uma reação exotérmica e ainda o resultado com reação de síntese ou de adição .
Equação 4 : Zinco metálico + ácido clorídrico diluído + HCl concentrado .Podendo ser representada pela seguinte equação : Zn + 2HCl ---> ZnCl 2 + H2 . Durante a reação observamos que ocorre a liberação de hidrogênio formando cristais de cloreto , e para observar precisou da adição do HCl concentrado . Uma reação de simples troca .
Equação 5 : Solução de nitrato de prata + fio de cobre . Podendo ser representada pela seguinte equação : Cu + 2AgNO3 –> Cu(NO3)2 + 2Ag . Podemos observar que inicia-se um processo de formação de uma camada de prata sobre o cobre e a coloração fica mais escuro com o tempo devido a oxidação