Caracterização de ácidos e bases
- Diferenciar ácidos e bases através de diversos tipos de indicadores e das reações que participam
- Determinar pH de soluções utilizando potenciômetro
Introdução Teórica:
-Conceitos de ácidos e bases
Os conceitos de ácidos e bases foram formalizados baseados em três teorias, sendo a primeira a que foi proposta pelo químico sueco Svante Arrhenius, por volta de 1884:
• Um ácido é um composto que contém hidrogênio e que reage com a água para formar íons hidrogênio.
• Uma base é um composto que produz íons hidróxido na água.
Vamos definir estas substâncias como ácidos e bases de Arrhenius. O HCl, por exemplo, é um ácido de Arrhenius, porque libera um íon hidrogênio, H+ (um próton) quando se dissolve em água. O CH4 não é um ácido de Arrhenius porque não libera íons hidrogênio em água. O hidróxido de sódio é uma base de Arrhenius, porque íons OH- passam para a solução quando ela se dissolve. A amônia também é uma base de Arrhenius, porque ela produz íons OH- por reação com a água. O metal sódio produz íons OH- quando reage com a água, mas não conta como uma base de Arrhenius, porque é um elemento e não um composto como requer a definição. O problema com as definições de Arrhenius é que se referem a um solvente particular. A água. Quando os químicos estudaram solventes diferentes da água, como a amônia líquida, encontraram um certo número de substâncias que mostraram o mesmo padrão de comportamento ácido-base, mas obviamente as definições de Arrhenius não podiam ser usadas.
Em 1923 houve um avanço importante no entendimento dos conceitos de ácidos e bases, quando dois químicos trabalhando independentemente, Thomas Lowry, na Inglaterra, e Johannes Brønsted, na Dinamarca, tiveram a mesma idéia. Sua contribuição foi compreender que o processo fundamental, responsável pelas propriedades dos ácidos e bases, era a transferência de um próton (um íon hidrogênio) de uma substância para outra. A teoria nelas baseada é chamada de Teoria de