transporte e armazenamento de petroleo
1 – Exploração e Perfuração e Transporte
O ponto de partida na busca do Petróleo é a EXPLORAÇÃO ou PROSPECÇÃO, que realiza os estudos preliminares para a localização de uma jazida.
Um dos métodos mais utilizados é o da Sísmica. Compreende verdadeiros terremotos artificiais, provocados, quase sempre, por meio de explosivos, produzindo ondas que se chocam contra a crosta terrestre e voltam à superfície, sendo captadas por instrumentos que registram determinadas informações de interesse do Geofísico.
A PERFURAÇÃO é a segunda fase na busca do Petróleo. Ela ocorre em locais previamente determinados, pelas pesquisas Geológicas e Geofísicas. Para tanto, perfura- se um poço - o Poço Pioneiro - mediante o uso de uma sonda (ou Torre de Perfuração) que é o equipamento utilizado para perfurar poços. Esse trabalho é feito através de uma Torre que sustenta a coluna de perfuração, formada por vários tubos. Na ponta do primeiro tubo encontra- se a broca, que, triturando a rocha, abre o caminho das camadas subterrâneas. Comprovada a existência de Petróleo, outros poços são per furados para se avaliar a extensão da jazida. Essa avaliação é que vai determinar se é comercialmente viável, ou não, produzir o Petróleo descoberto. Caso positivo, o número de poços perfurados forma um Campo de Petróleo.
A COMPLETAÇÃO: Quando um poço é produtor, inicia- se o estágio de completação: uma tubulação de aço, chamada coluna de revestimento, é introduzida no poço. Em torno dela é colocada uma camada de cimento, para impedir a penetração de fluidos indesejáveis e o desmoronamento de suas paredes. A operação seguinte é o canhoneio: um canhão especial desce pelo interior do revestimento e, acionado da superfície, provoca per furações no aço e no cimento, abrindo furos nas zonas portadoras de óleo ou Gás e permitindo o escoamento desses fluidos para o interior do poço. Outra tubulação, de menor diâmetro (coluna de produção), é introduzida no