caracterizaçao de Bairro
Caracterização de Bairro: Setor Campinas
GOIÂNIA
2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - PUC GOIÁS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
PROGRAMA DE GRADUAÇÃO
EM SERVIÇO SOCIAL
Caracterização de Bairro: Setor Campinas
Trabalho apresentado para obtenção de nota de A.E.D. na Disciplina ESTAGIO SUPERVISIONADO I do curso Serviço Social, 2014/1, SER 3302, Turma C01 – 5º Período Noturno.
Prof. MS. Ana Maria da Trindade
Goiânia,
2013
História
Surgimento do Arraial
Mineradores, saídos da cidade de Pilar de Goiás,chegaram a Campinas para garimpar ouro às margens do ribeirão Anicuns, que contava com praias de areias muito brancas. Não encontraram, mas começaram o povoamento da região, onde é hoje em dia a vila Santa Helena. Campinas surgiu nas primeiras décadas do século XIX, mas precisamente no ano de 1810, como Arraial de Campinas, cujo aniversário do bairro é comemorado anualmente no 8 de julho (provável data da chegada dos desbravadores dos estados de Minas Gerais e Goiás na região onde o bairro é localizado). Em 1845, a Igreja Católica instituiu a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, com sede na localidade.
Em 1853, a povoação foi elevada à categoria de freguesia, passando a fazer arte da Vila de Bonfim (Silvânia, atualmente).
Em 1907, Campinas ganhou a denominação de vila, mantendo jurisdição sobre o Patrimônio de Barro Preto, povoação que corresponde à atual cidade de Trindade.
A Incorporação ao Município de Goiânia
Em 1914, Campinas foi elevada a condição de município brasileiro do estado de Goiás. Com a criação de Goiânia, a nova capital do estado de Goiás, em 1935, município de Campinas foi extinto e incorporado ao de Goiânia, onde a cidade de Campinas passou a ser um setor ou bairro da recente criada capital goiana.
Atualmente,