desenvolvimento pessoal
Ciências Biológicas – Bacharelado
1° Período Noturno
Educação Ambiental
Professora
HORTA AGROECOLÓGICA
Anápolis
INTRODUÇÃO
A combinação de processos tecnológicos tem diminuído o uso de fontes alternativas e aumentado o uso de produções convencionais que se tornam inadequadas para inclusão social e o meio ambiente.
Em contrapartida o uso de tecnologias agroecológicas melhoram a qualidade de vida de quem cultiva e quem consome alimentos saudáveis, sem uso de químicos e favorece a interação entre quem participa da produção e quem a consome, a aplicação de uma horta agroecológica em um colégio terá como objetivo fazer com que os alunos participem da produção do alimento que irão consumir na merenda e que possam ter contato com o meio ambiente de forma produtiva.
JUSTIFICATIVA
O modelo de produção agroecológica trabalha o uso de produtos alternativos naturais para controle de pragas e doenças e trabalha a harmonia com a natureza pois o controle de pragas é feito com o propósito de usar os predadores naturais e não matá-los como é o caso do agrotóxico. A agroecologia dispensa ações danosas ao meio ambiente como o uso de agrotóxicos, queimadas ou desmatamentos, não destrói o meio e nem polui solos e águas, trabalha em equilíbrio com a natureza além de trazer benefícios para a saúde de quem consome os produtos naturais produzidos com recursos encontrados na localidade e que tem um custo viável.
A horta agroecológica traz segurança alimentar, ocupação para os integrantes, redução da compra de insumos químicos, diversificação da produção oferecendo variados tipos de produtos (legumes, verduras) para o consumo e a utilização de recursos hídricos com eficiência e preservação do meio ambiente.
OBJETIVOS
É importante salientar nas nossas crianças a vontade de estar em contato direto com a natureza, incentivando-os a plantar seu alimento e ter cuidado com as plantas desde a idade menor. Sem falar na importância de