Caracterização do bairro
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ANA CLAUDIA RIBEIRO DE SOUZA
Caracterização do Bairro Santa Mônica
Feira de Santana
2013
ANA CLAUDIA RIBEIRO DE SOUZA
Caracterização do Bairro Santa Mônica
Atividade apresentada como avaliação parcial da disciplina Atividades Coordenadas Interdisciplinares II, ao professor Marcos Moreira do curso de Serviço Social na Universidade Salvador – UNIFACS no Núcleo de Pesquisas e Projetos de Educação a Distância – NUPPEAD.
.
Feira de Santana
2013
SUMÁRIO
1. HISTÓRICO
O Bairro Santa Mônica é um dos quarenta e quatro bairros e sessenta e dois sub-bairros que constituem o município baiano de Feira de Santana. Feira de Santana está localizada na Região Nordeste do Brasil, a leste do Estado da Bahia. É a segunda maior cidade do estado baiano, tanto em potencial econômico quanto em quantitativo populacional. Está posicionada no agreste baiano, a 105 km de Salvador, na zona de transição entre o Recôncavo Baiano e o Nordeste.
Limitado geograficamente ao norte pelo Município de Santa Bárbara e Santanópolis, ao sul por Antônio Cardoso e São Gonçalo dos Campos, a leste por Coração de Maria e a oeste por Anguera e Serra Preta, o município possui uma áreade 1.344 km², sendo 111 km² a extensão da sede municipal (Prefeitura Municipal de Feira de Santana, 2006). A população residente no município feirense, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, em 2010 é de 556.642 habitantes.
A origem do bairro Santa Mônica está ligada a chegada dos Frades Capuchinhos na cidade em 1950. Foram acolhidos pelo fazendeiro Fraterno Elisiário de Oliveira que doou uma porção considerável de terra para a instalação do Convento, Igreja e Colégio Santo Antônio, Rádio Sociedade e Obras Assistenciais (Almeida, 2002). Fruto de um confuso loteamento efetuado pela família Boaventura, a ocupação da