CARACTERIZAÇÃO DAS MUDANÇAS DO NOME DO BAIRRO TANCREDO NEVES
Jaqueline Lima Amorim1
RESUMO
O objetivo do trabalho é identificar as mudanças de nome do bairro Beiru Tancredo Neves, e através destas narrar a sua história, expor a situação social e como se encontra o bairro hoje. Para este fim é apresentado à história do bairro e sua importância, o que mudou com o tempo e as características que o tempo conservou. Espera-se que o conteúdo apresentado contribua para conscientização dos morados do bairro e posição política dos mesmos.
Palavras-chave: Nome. Bairro. História. Importância. Conscientização.
1 INTRODUÇÃO
A história do bairro, segundo o Jornal do Beiru (2002), se confunde com a história dos cultos afros, terreiros e principalmente com a história de Beiru, foi um negro escravizado, comprado pela família Hélio Silva Garcia. A primeira nomenclatura do bairro foi em sua homenagem, ele herdou as terras antes pertencentes aos seus donos, hoje equivalente à área ocupada pelo bairro, que gira em torno de 1 milhão de metros quadrados.
Surgido um pouco mais de 45 anos, o Beiru, ou Tancredo Neves, é um dos bairros mais jovens da cidade, apesar de acumular problemas maiores que os mais antigos. “Os problemas começam a aparecer logo quando os primeiros moradores se instalaram, depois de comprar lotes na mão de grileiros da região. Esses grileiros vendiam o mesmo lote a várias pessoas, gerando conflitos e mortes” (Jornal Correio da Bahia, 01/09/86).
Segundo Iza Calho (2000) O bairro é fruto de várias invasões, teve seu primeiro desmembramento batizado por Arenoso. “Durante muitos anos, esteve associado ás ações do marginal “Julinho do Beiru”, morto na década de 90”. Passou a nova denominação após a realização de um plebiscito, numa homenagem ao ex-senador Tancredo Neves, eleito presidente da República, mas que faleceu antes de assumir o cargo, gerando uma comoção nacional.
Porém lideres comunitário desejaram resgatar o antigo nome para preservar