CPLP
(CPLP) COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Indice
1-Introdução
XX
2-Caracterização da organização
XX
3-Interesses gerais da organização
XX
4-Actividade da organização
XX
5-Prespectivas futuras
XX
6-O que Portugal contribui para a organização
XX
7-Conclusão
XX
8-Bibliografia
XX
(CPLP) COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA
1-Introdução
O contexto internacional requer uma interação mais próxima entre as Nações, alargando fronteiras para a criação de comunidades que interajam no campo da cooperação económica, na pesquisa técnico-científica, bem como nas ciências humanas e sociais. Um dos traços de maior enfase para a união da uma Comunidade é a utilização de um idioma comum, que deve ser encarado como um fator chave para o incentivo à comunicação e às trocas, permitindo superar as diferenças existentes.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP, é uma organização constituída por 9 países membros que falam a língua Portuguesa, com o intuito de fomentar e aprofundar a amizade mútua entre os estados, gozando de uma relação multilateral privilegiada assente na concertação político-diplomática e na cooperação entre os seus membros. A cooperação é vista como um dos pilares essenciais da CPLP, devido à sua vertente multissectorial, comportando um vasto campo de opções, que permite aos Estados Membros a flexibilidade quanto ao delineamento das suas prioridades nos domínios económicos, social, cultural, jurídica e técnico-científica, alargando-se um espectro de possibilidades no âmbito da conceção, implementação e avaliação de projetos numa perspetiva de multilateralidade e complementaridade a partir de iniciativas concertadas.
O trabalho que se segue, irá desenvolver os pontos-chave supra indicados com o intuito de providenciar os conhecimentos necessários aos alunos em matéria de relações internacionais, no âmbito da unidade