Caracteristicas gerais do sistema endócrino
Endocrinologia e o estudo do sistema endócrino (etimologicamente, o estudo da secreção interna).
O termo endócrino é derivado da palavra grega endo, que significa dentro, e crino, que significa separar.
Cientificamente, a endocrinologia trata da comunicação, do controle, do metabolismo e da integração das estruturas do corpo humano por meio de mensageiros químicos (hormonas) e ou substâncias químicas sintetizadas parcialmente ou totalmente pelos seus próprios órgãos.
Considera-se o sistema endócrino como integrador de todos os demais.
As hormonas são mensageiros químicos cuja função geral é a homeostasia, que significa a manutenção de um meio ou ambiente interno sadio para fazer frente a um ambiente externo mutável e, nem sempre, confortável. O sistema endócrino é formado por uma série de glândulas, chamadas de glândulas endócrinas. Assim chamadas por lançarem, diretamente no sangue, as hormonas que produzem; o que as difere das glândulas exócrinas, que lançam suas secreções para fora do corpo.
As hormonas são os produtos das glândulas endócrinas, definidas como um sinal químico, que podem estimular ou inibir as funções metabólicas. Cada hormona atua apenas sobre alguns tecidos específicos, chamados tecidos alvos. Alguns hormônios também atuam em conjunto ou em oposição a outros.
O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções de nosso organismo. Só para citar alguns poucos exemplos, o sistema endócrino atua no crescimento de tecidos, no equilíbrio hídrico do corpo, na reprodução e no metabolismo. Embora o sistema nervoso e o sistema endócrino trabalham intimamente associados, eles possuem várias diferenças. O sistema nervoso comunica-se através de sinais elétricos chamados impulsos nervosos, que transmitem a informação rapidamente e, geralmente, realizam efeitos de curta duração. No sistema endócrino, ao contrário, a comunicação se faz por sinais químicos, através de