Sistema endócrino
Anatomia: Sistema Endócrino
Eliamar Gilgen
Lediane de Melo Hinkel
Magali Borre
Thaison Prando
ABRIL 2011
CONCÓRDIA / SC
INTRODUÇÃO
O que define a hora do beber nascer? O que determina que a mãe produza leite para alimentar o seu bebê? O que indica que as pessoas não são mais crianças e se tornam adultos sexualmente maduros com características de machos e fêmeas? O que coordena e integra as funções e as atividades do corpo?
Todas as funções e atividades do nosso corpo são coordenadas e integradas pelo sistema nervoso e pelo sistema endócrino (hormonal). O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade características a produção de secreção denominadas hormônios.
O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o endócrino regula a aparte interna do organismo.
Fazem parte do sistema endócrino a hipófise, tireóide, paratireóides, supra- renais, pâncreas, ovários e testículos e essas estão neste trabalho descritos na forma anatômica.
É sobre essa importante função e composição do sistema endócrino que estudamos e desejamos apresentar através deste trabalho, expondo o conteúdo de forma clara, porém não superficial a cerca de um sistema que sinaliza o bem-estar do nosso corpo como um todo, além de indicar a passagem das etapas de nossa vida de maneira harmoniosa e em total equilíbrio com os demais sistemas.
Percebe-se assim, a importância do estudo da estrutura do sistema endócrino, bem como de sua fisiologia, para que possamos compreender o nosso desenvolvimento pessoal e instruir de maneira satisfatória nossos futuros pacientes terapêuticos.
Sistema endócrino
Do grego,endo = dentro, interno; crino = secreção
O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios. Os hormônios são substâncias químicas, secretadas pelos