Sistema endócrino trab FISIOLOGIA
O sistema endócrino tem como função: reprodução, crescimento e desenvolvimento, manutenção do ambiente interno e produção de energia (sua utilização e armazenamento).
É um hormônio de múltiplas funções. Suas patologias endócrinas são: Produção hormonal subnormal, excesso hormonal, produção de hormônios anormais, resistência à ação hormonal, distúrbio no transporte e metabolismo hormonal e distúrbios hormonais múltiplos.
A capacidade de tecidos especializados em funcionar de uma forma integrada como componentes de organismos intactos, é possível por dois mecanismos de controle: O sistema nervoso, que transmite sinais eletroquímicos, com tráfego em duas direções entre o cérebro e tecidos periféricos ou entre os tecidos em circuitos reflexos; e o sistema endócrino que libera mediadores químicos, dominados hormônios e na circulação, para ação distante de seus locais de origem. O sistema nervoso, o sistema endócrino e órgãos e tecido regulado são sistemas de controle integrados no organismo. O grau de controle exercido pelos sistemas nervoso e endócrino varia.
Por exemplo: a glândula da tireóide está sob controle quase exclusivo do sistema endócrino, através do hormônio estimulador da tireóide, enquanto a medula da supra renal é regulada exclusivamente pelo sistema nervoso. Função dos hormônios
Reprodução:
A reprodução sexual requer uma programação genética precisa, que concede a síntese de um complemento enzimático apropriado no ovário ou testículo, que cataliza a formação de quantidades necessárias de hormônios em estágios críticos da vida. O controle endocrinológico da reprodução engloba cada fase do processo.
Crescimento e desenvolvimento
Envolve a interação de hormônios de todas as classes os hormônios também estão envolvidos na limitação do crescimento É provável que muitos hormônios influenciem o crescimento., regulando seu mediador final comum, as somatomedidas.
Manutenção do ambiente interno
Os hormônios são