Caracteristicas do Estado comtemporâneo
Estado é um conjunto de indivíduo unidos e organizados com finalidade de obter objetivo comum. Compreende-se por sociedade politica por ser uma organização de direito positivo, tendo como governantes e governados com a mesma finalidade, o bem público. A sociedade sentiu necessidade promover o bem comum e o bem publico obtendo uma coordenação de esforços organizados. No desenvolvimento social e a mentalidade de cada grupo levando ao Estado, que a razão, vontade criam e organizam.
O Estado compõe-se de três elementos: a população se resume em uma reunião de indivíduos de várias origens em um determinado território, este que consequentemente se organiza em um governo, daí os três elementos do Estado: a população, o território e o governo.
A origem histórica do Estado e a sociedade politica teve sua existências através dos cidadãos patriarcais, sendo a família a célula da sociedade. Examinando a formação natural do Estado, o processo da sua elaboração social, para constituir novos Estados, foi adotado três modos: modos originários, modos secundários e modos derivados.pelo modo originário sua formação vem diretamente da população do país sem interferência de outro Estado; no modo secundário, vários Estados se unem formando um novo Estado, ou quando um deste se divide formando um novo Estado. Pelo modo derivado, ocorre quando um Estado influencia outro
A duas forma do Estado unitária ou composta. O Estado unitário há centralização do poder político. Podendo conter uma descentralização administrativa, com as unidades regionais de execução, mesmo sem autonomia política só existe um Legislativo, um Judiciário e um Executivo.
Já na forma composta existem quatro modalidades: União Real, união pessoal, confederação e federação. Na União Real são anexados dois ou mais Estados soberanos, perdendo a soberania a favor do novo Estado criada da união. Na União pessoal permanecem as suas soberanias, unindo dois ou mais