Caracteristicas de fayol
Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu crítica com a excessiva unidade de comando e responsabilidade.
Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disso, é visto como obcecado pelo comando.
Segundo Fayol, as funções administrativas estão acima das demais e englobam os 5 elementos do ato de administrar:
• Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa.
• Organizar: Construir o duplo organismo da empresa, material e social.
• Comandar: Dirigir e orientar o pessoal.
• Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos.
• Controlar: Verificar que tudo corre de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
Dedica-se a minimizar o esforço físico do operário, diminuir o número de movimentos realizados e, desta forma, aumentar a produtividade e o lucro. Em uma linguagem mais recente, ele analisava a empresa de baixo para cima (bottom-up). Por outro lado, Fayol, fundador da escola clássica, tem o foco de suas investigações nas funções administrativas, assim, ele analisa a empresa de cima para baixo.
Fayol relacionou 14 princípios básicos:
1- Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
2- Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.
3- Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.
4- Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupos de atividades com os mesmos objetivos.
5-Disciplina -