Antidepressivos
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Curso de Farmácia
Ansiolíticos, antidepressivos e estabilizantes do humor
Priscila Mota
Manaus – AM
2013
A ansiedade é um comportamento emocional que faz parte do espectro normal das experiências humanas e apresenta comportamentos psicológicos e fisiológicos.
É
uma sensação difusa, desagradável, de apreensão, acompanhada por várias sensações físicas como :
Uma pessoa que tenha uma reação ansiosa inadequada ou extrema ou de longa duração pode estar sofrendo de algum tipo de transtorno de ansiedade
A patologia é definida a partir do momento em que o sofrimento provocado pela ansiedade trouxer prejuízo à pessoa em função dos comportamentos de fuga e esquiva de situações do cotidiano.
Classificação
Transtornos de Ansiedade Generalizada: As manifestações de ansiedade oscilam ao longo do tempo. O sintoma principal é a expectativa apreensiva ou preocupação exagerada. A pessoa está na maior parte do tempo preocupada em excesso. Além disso, sofre de sintomas como inquietude, cansaço, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular, insônia e sudorese.
Fobias: São caracterizadas pelo medo exagerado e consequente evitação de situações mais ou menos específicas, tais como lugares públicos (agorafobia) e contatos sociais (fobia social).
Transtorno de pânico: Caracteriza - se pela ocorrência repetida de ataques de pânico. Os sintomas típicos são: sensação de sufocação, de morte iminente, taquicardia, tonteiras, sudorese, tremores, sensação de perda do controle ou de ficar louco e alterações gastrointestinais.
Tem sido atribuída a vários neurotransmissores:
Monoaminas cerebrais (noradrenalina, serotonina e dopamina) corticosteróides, ácido gama amino butírico (GABA), prostaglandinas e glicina.
A hipótese mais aceita é a de que a ansiedade se deve aos efeitos produzidos por tais