Caracteristica de liderança
Antigamente para explicar a liderança dizia que os líderes já nasciam líderes, e não era possível produzir ou virar um. Segundo Francis Galton em 1869, os traços dos grandes líderes eram herdados geneticamente, porém tempos depois, pesquisadores de escolas de pensamento comportamentais descartaram essa idéia, percebendo que muitas características de líderes poderiam ser adquiridas. Estudos foram feitos sobre os traços físicos de líderes, chegando às similitudes frágeis, mas continuo entre sua habilidade referente à liderança e o nível de sua energia. Foram também visto após projetos de pesquisa de grande escala, envolvendo líderes e seguidores que a quantidade de tempo e energia de um líder em sua dedicação ao trabalho é um dos fatores importantes nas avaliações sobre a eficácia do líder, também existem relatórios em que dizem que o líder trabalha mais afinco do que as pessoas comuns. (WAGNER & HELLENBECK, p. 245 e 246, 2009).
Geralmente de forma curiosa muitas vezes chegamos a pensar que os líderes são pessoas altas, porém resultados menos consolidados foram encontrados referentes a essa característica, não podendo ser visto ao todo que os líderes são considerados altos. Pesquisa sobre as capacidades mentais de um líder mostrou poucos indicadores significativos de qualidade e eficácia do líder, a capacidade cognitiva geral mostra ser um dos mais importantes indicadores globais de habilidade do líder, também tendo relação modesta com o sucesso na liderança os conhecimentos técnicos específicos sobre a tarefa a equipe e a aptidão. (WAGNER & HELLENBECK, p. 246, 2009).
Em relação à personalidade, a auto-estima está presente à liderança entre várias situações e seguimentos, e também existem sinais de que os lideres exibem o traço social da dominação. Cada tipo de traço da personalidade de líder parece estar coligado ao potencial, habilidade ou eficácia quanto à liderança, porém provavelmente exista muitas outras características