Capitães de areia.
Capitães de Areia.
São Paulo 2014.
JORGE AMADO
Capitães de Areia. grupo de meninos de rua, procura mostrar não apenas os assaltos e as atitudes violentas de sua vida bestializada, mas também as aspirações e os pensamentos ingênuos, comuns a qualquer criança.
São Paulo 2014.
Introdução.
Meninos retratados como moleques atrevidos, malandros, espertos, famintos, ladrões, agressivos, falsos, soltos de língua, carentes de afetos, de instrução, de comida.. Antes de realmente começar a estória havia uma sequência de reportagens e depoimentos, explicando que os Capitães da Areia é um grupo de menores abandonados e marginalizados, que aterrorizam Salvador. A "cidade alta" E as ruas de salvador servem de cenário para todo o enredo do livro. Histórias terrivelmente reais, mais igualmente ternurinhas, de crianças que precisam ser adultos para vencer mais uma batalha existencial. Sem pudor, ou meios medidas, Jorge Amado soube ser soberbamente frio, mas também humano.
Biografia do autor.
Jorge Amado, um dos representantes do ciclo do romance baiano, nasceu em Itabuna, Bahia, em 10 de agosto de 1912. É considerado é dos principais representantes do romance regionalista da Bahia.
Este romancista brasileiro é um dos mais lidos no Brasil e no mundo. Com livros traduzidos para diversos idiomas, suas obras refletem a realidade dos temas, paisagens, dramas humanos, secas e migração.
Escritor desde a adolescência, Jorge Amado segue o estilo literário do romance moderno. Em seus livros existe o domínio do físico sobre a consciência. Suas personagens geralmente são plantadores de cacau, pescadores, artesãos e gente que vive próximo ao