guerra fria
A Guerra de Canudos foi um dos maiores conflitos da história do Brasil. Aconteceu entre novembro de1896 a outubro de 1897, em um pequeno vilarejo do interior da Bahia, chamado Arraial de Canudos, onde jagunços, sertanejos pobres e miseráveis, liderados pelo Beato Antônio Conselheiro enfrentaram as tropas da Bahia e também militares enviados pelo Governo Federal. O período em que a Guerra de Canudos ocorreu, o Brasil passava também por mudanças políticas, a Monarquia dava lugar à República.
Causas da Guerra: O Governo baiano, com o apoio dos grandes latifundiários (donos de terras, chamados de Coronéis), passou a exigir que toda a população pagasse impostos. Porém a estiagem daquele ano foi uma das piores, destruindo roças, matando animais, levando a fome, miséria e desemprego. Para forçar a população a pagar, grupos armados eram contratados pelos coronéis, eles aterrorizavam a população, levando ameaças de morte, estupros entre outros tipos de violência.
->O conflito de Canudos mobilizou aproximadamente doze mil soldados oriundos de dezessete estados brasileiros, distribuídos em quatro expedições militares. Em 1897, na quarta incursão, os militares incendiaram o arraial, mataram grande parte da população e degolaram centenas de prisioneiros. Estima-se que morreram ao todo por volta de 25 mil pessoas, culminando com a destruição total da povoação.
Conclusão:
Com essa revolta, ocorrida nos primeiros tempos da República, se vê o descaso dos governantes com os grandes problemas sociais do Brasil desde aquela época. Assim como as greves, as revoltas que reivindicavam melhores condições de vida, ou seja, mais empregos, justiça social, liberdade, foram tratadas como "casos de polícia" pela República. A violência oficial foi usada na tentativa de calar aqueles que lutavam por direitos sociais e melhores condições de vida.
Pudemos ver assim o como e quanto era o descaso do governo com a fome e a violência e assim, entendermos os dias de hoje,