Capitães da areia
1. INTRODUÇÃO 3
2. RESUMO 4
3. TEMPO/ESPAÇO 6
4. CARACTERÍSTICAS 7 4.1. CARACTERÍSTICAS DE AMBIENTE 7 4.2. CARACTERÍSTICAS DOS PERSONAGENS 8 4.2.1. PERSONAGENS PRINCIPAIS 8 4.2.2. PERSONAGENS SECUNDÁRIOS. 11 4.3. CARACTERÍSTICAS DA FASE LITERÁRIA 15
5. FOCO NARRATIVO 16
6. LINGUAGEM 17
7. Importância do livro 18
8. CONTEXTO HISTÓRICO 19
9. SOBRE O AUTOR 20
10. ANÁLISE DOS ESTUDIOSOS 21
11. CONCLUSÃO 22
1. INTRODUÇÃO
O trabalho fala sobre o livro Capitães da Areia, de Jorge Amado, onde é contada a história de meninos atrevidos, espertos, ladrões, que não possuem comida e nenhuma instrução de como sobreviver na vida. E que se uniram por: serem órfãos, abandonados ou por que fugiram dos abusos e maus tratos recebidos em casa.
Antes de começar a história, há uma sequência de reportagens e depoimentos que explicam o contexto do livro, sendo ele um grupo de crianças abandonas que aterrorizam Salvador.
2. RESUMO
No início da obra há uma série de reportagens fictícias que explicam a existência de um grupo de menores abandonados e marginalizados que aterrorizam a cidade de Salvador e é conhecido por Capitães da Areia. Após esta introdução, inicia-se a narrativa que gira em torno das peripécias desse grupo que sobrevive basicamente de furtos. Porém, apesar de certa linearidade, a história é contada em função dos destinos de cada integrante do grupo de forma a montar um quebra-cabeça maior.
O chefe do grupo Capitães da Areia é um jovem chamado Pedro Bala, tinha ido parar na rua por volta dos cinco anos de idade e desde jovem já se mostrava corajoso e o mais capacitado a se tornar o líder das crianças. O grupo ocupava um trapiche abandonado na praia e era formado por mais de cinquenta crianças, sendo que algumas vão sendo apresentadas aos poucos durante a narrativa.
Outra personagem que merece destaque é Sem Pernas, um menino que uma vez fora pego pela polícia e por isso passou a ser um