Capitulo 4- caso ana
A Atenção primária é um conjunto de intervenções de Saúde no âmbito individual e coletivo que envolve:
Promoção, Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Reabilitação. É desenvolvida por meio de exercícios de práticas gerenciais e sanitárias, democráticas e participativas, sob a forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios bem delimitados, das quais assumem responsabilidade. Utiliza tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade, que devem resolver problemas de saúde de maior freqüência e relevância das populações é o contato preferencial dos usuários com o sistema de saúde. Orienta – se pelos princípios da universalidade, acessibilidade (ao sistema), continuidade, integralidade, responsabilização, humanização, vínculo, aqüidade e participação social. A Atenção Primária deve considerar o sujeito em sua singularidade, complexidade, integralidade e inserção sócio – cultural, e buscar a promoção de sua saúde, a prevenção e tratamento das doenças e redução dos danos ou sofrimentos que possam estar comprometendo suas possibilidades de viver de modo saudável.
Trabalhamos de modo humanizado, procurando sempre atender às necessidades e dando resolutividade nos diversos problemas que enfrentamos.
Em nosso município, temos 82% de cobertura de PSF. Possuímos uma unidade “Materna – Infantil” voltada para atender com exclusividade à saúde da mulher e à saúde da criança.
As ESF realizam acompanhamento periódico das GES, conferindo as consultas realizadas, exames USG, vacinas, DPP, Incentivos ao Aleitamento Materno, Reuniões Educativas com a parceria de profissionais do NASF, assim como consulta puerperal.
Em todas as unidades é realizada a colheita do papanicolau pelas enfermeiras e solicitado pedidos de mamografias, inclusive em horário de atendimento noturno para as mulheres que trabalham durante o dia. Cada ESF possui uma planilha com o nome, endereço e idade e data do último preventivo de todas as