A questão cristológica no pentecostalismo
Pentecostalismo
Neste capítulo a análise comparativa dos dois segmentos que será abordada é a questão Cristológica. É importante fazer uma análise, comparando a linha de pensamento e as convicções no aspecto cristológico. O estudo mostrará que são opostos.
Um, defende a pureza do Evangelho e as simplicidades devidas a Cristo. Outro, um evangelicalismo sincretizado. Um, respeita a hermenêutica Escriturística e Cristológica. Outro, apenas a Pneumatológica, o Espiríto Santo tem livre ação. Um, coloca Cristo no seu devido lugar, de destaque. Outro, não sabe o que fazer com a pessoa de Cristo. Seu nome é idolatrado e funcional. Tudo é feito em seu nome, mesmo sem a sua permissão. No pentecostalismo genuíno Jesus é o centro da Revelação. Ele é o eixo hermenêutico teológico. Está no centro da Igreja coletiva e individualmente. A cristologia pentecostal entende que Jesus deve ocupar o seu devido lugar. Soberano e Senhor sobre todas as coisas.
Cristologia e Soteriologia estão associados, Jesus Cristo é o Salvador. Desenvolver a salvação, dentro da teologia cristológica, faz parte da hermenêutica pentecostal. Soteriologia e Cristologia não estão separados. Jesus Cristo é o Messias.
A salvação não se limita a bens materiais, ser salvo não significa ter tudo o que deseja. E sim, buscar o Reino de Deus em primeiro lugar, as demais coisas...serão acrescentadas. A salvação na perspectiva pentecostal é deixar Cristo ocupar o seu devido lugar. Cristo é Senhor sobre todas as coisas. Ele é Senhor e não servo, pronto para ouvir, e não para obedecer. Os papeis não podem ser invertidos. O salvo obedece na condição de servo, e, Jesus abençoa na condição de Senhor e Soberano sobre todas as coisas. Ele abençoa segundo o seu querer, conforme lhe apraz. Não dentro de uma perspectiva humana, onde seu nome é apenas usado e idolatrado.
O Evangelho genuíno apresenta Cristo como Ele é. Como Ele tem que ser vivido,