Protestantismo no Brasil
Confissão de fé A Igreja Metodista Wesleyana expressa sua fé através da seguinte Confissão, que é também a base de sua pregação:
I - Há um só Deus vivo e verdadeiro, soberano, eterno, de infinito poder e sabedoria, criador e conservador de todas as coisas visíveis e invisíveis; que na unidade de Sua divindade há três pessoas de uma só substância, de existência eterna, igual em santidade, justiça, sabedoria, poder e dignidade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo Ex 20.2-3; Sl 143.13; MT 28.19-20; Lc 3.22; Tg l.l7.
II - O Filho, que é a Palavra do Pai, encarnou-se no ventre da virgem Maria, tomando a natureza humana, reunindo assim duas naturezas inteiras e perfeitas: a divina e a humana, para ser conhecido como verdadeiro Deus e verdadeiro homem que sofreu, foi crucificado, morto e sepultado, reconciliando-nos assim com o Pai, fazendo expiação dos nossos pecados - Lc 1.3 5; Jo 3.31; Cl 1.15-20; Hb 4.15.
III- Jesus Cristo foi crucificado, morto e sepultado, verteu seu sangue para remissão dos pecados e regeneração dos pecadores arrependidos - Rm 5.9; Hb 9.14.
IV - Cristo verdadeiramente ressuscitou dentre os mortos em seu corpo, glorificado, com todas as características da natureza humana, e subiu ao céu, assentou-se à destra do Pai, de onde há de vir para julgar os vivos e os mortos - At 2.32-36; 2Tm 4.1; 1 Jo 3.2.
V - O Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho, Verdadeiro e eterno Deus - Mt 28.19; 2 Co 13.13.
VI - A Bíblia que é a Palavra de Deus, foi escrita por homens divinamente inspirados. Ela é o padrão único e infalível pelo qual a conduta humana e as opiniões devem ser julgadas - 2 Tm 3.16; 2 Pe 1.19-21.
VII - A justificação se realiza somente pela fé em Jesus Cristo - Rm 3.28; Ef 2.8.
VIII - A santificação do salvo é uma operação realizada pelo Espírito Santo, adquirida pela fé. A santificação é obra da livre graça de Deus por meio da qual morremos para o pecado e vivemos para a justiça.
IX - O batismo com o