Protestantismo no brasil colonial
O que é protestantismo?
O protestantismo é um dos grandes ramos do Cristianismo. O nome “protestante” provém dos protestos dos cristãos do século XVI contra as práticas da Igreja Católica. O movimento protestante surgiu na tentativa de Reforma da Igreja Católica iniciada pelo monge agostiniano Martinho Lutero, no século XVI. Para os protestantes, a salvação é dada através da graça e bondade de Deus, na qual cada pessoa pode se relacionar diretamente com seu Criador, lendo a bíblia, fazendo orações, sem a necessidade de um intermediário.
Grupos protestantes que iniciaram missões no Brasil
Os primeiros protestantes chegaram ao Brasil ainda no período colonial, destacam-se dois grupos:
1. franceses na Baía da Guanabara (Rio de Janeiro)
2.holandeses no nordeste ( mais precisamente no Maranhão)
1- Franceses na Baía da Guanabara:
A expedição francesa chegou ao Brasil por volta de (1555) especial à Bahia de Guanabara comandada pelo vice almirante Nicolas Durand de Villegaigon com o intuito de fundar no hemisfério sul uma colônia, a França Antártica, com calvinistas franceses. Esse processo foi apoiado pelo Almirante huguenote (calvinista) Gaspar de Coligny.
A França Antártica é considerada como a primeira tentativa de estabelecer tanto uma igreja quanto um trabalho missionário protestante na América latina.
2- Holandeses no nordeste
Entre 1630 e 1645 ocorreu uma invasão dos holandeses no Nordeste, movidos tanto por um ideal de promessa, quanto pela exploração colonialista do açúcar e o consequente comércio pela Companhia das Índias. O conceito calvinista de teocracia, isto é, a subordinação de todos os aspectos da vida aos sagrados mandamentos, é a chave principal para entender a ação pastoral e missionária dos holandeses no Brasil. Houve na primeira década do século XVIII novamente invasão francesa para a formação da França Equatorial no Maranhão. Após a expulsão