Características e fases do protestantismo brasileiro
CARACTERÍSTICAS E FASES DO PROTESTANTISMO BRASILEIRO
Trabalho acadêmico com vistas à aprovação em disciplina, TCC, apresentado ao Prof. Dr. Lauri Emílio Wirth, 3º ano, 6º período, do Curso de Teologia da Faculdade de Teologia — Universidade Metodista de São Paulo.
São Bernardo do Campo — Outubro de 2009
SUMáRIO
Capítulo 1 inserção do protestantismo: alguns destaques 3
1 Esboço Histórico 3
Capítulo 2 caracteristicas do protestantismo brasileiro alguns destaques 6
2.1 Configuração protestante no Brasil. 6
2.2 Origem missionária 7
2.2 A pregação protestante 7
2.2 A liturgia 7
2.2 Conclusão 7
Capítulo 1 inserção do protestantismo: alguns destaques
1 Esboço Histórico
Entender a caminhada histórica do movimento protestante em terras Brasileiras, nada mais é do que rever as faces e reaprender com esse movimento fascinante. Fascinante para alguns e devastador para outro, pois assim o protestantismo era reconhecido pela igreja Católica no período colonial. No entanto, apesar das dificuldades e barreiras encontradas pelo protestantismo em solo brasileiro havia presença protestante de uma forma esporádica, não institucional, mas individual.
No Brasil colônia a primeira tentativa de implantação do movimento protestante aconteceu depois da colonização portuguesa em (1532) com a chegada de Villegaignon em (1555). Villegaignon queria criar um espaço de refugio para os huguenotes. Este espaço ficou conhecido por França Antártica, um local onde “que ela pregação do Evangelho, poderia ser reconstruir o cristianismo em sua pureza original”[1] ou seja o paraíso na terra.
Por ocasião da efêmera colonização francesa na baía da Guanabara(1555-1560), Nicolas Durand de Villegaignon mobilizou um grupo de calvinistas franceses conhecidos como huguenotes para contribuírem no estabelecimento da França Antártica.