Diferenças entre as principais religiões brasileiras
Resumo: A pesquisa a seguir trata das principais religiões praticadas e cultuadas no Brasil, dentre elas o catolicismo, o protestantismo, o neopentecostalismo, a umbanda e o candomblé. Esse artigo visou relacionar elementos históricos de cada religião aos dias atuais, bem como a praticabilidade e a interferência que exercem em nossa sociedade. Trata-se, também, de uma análise histórica visando proporcionar ao leitor conhecimento sobre as principais crenças religiosas em nosso país.
Palavras-chave: Religião-Fé-Politica-Costumes-Sociedade.
Abstract: The following research addresses the major religions practiced and worshiped in Brazil, among them Roman Catholicism, Protestantism, neo-Pentecostalism, Umbanda and Candomblé. This article brings aimed concatenate historical elements of each religion to the present day, as well as the feasibility and interference engaged in our society. It is also a historical analysis in order to give the reader insight into the major religious beliefs in our country.
Keywords: Faith-Politics-Religion-Costumes-Society.
1 INTRODUÇÃO
Em decorrência da forte miscigenação, um dos marcos principais no Brasil é a presença de várias religiões. Justamente por isso, o presente artigo visa trazer à tona uma análise concisa acerca da trajetória das principais religiões existentes em nosso país. Para tanto, a título de melhor didática, procurar-se-á identificar a origem de cada religião, bem como estabelecer a sua relação entre governo e sociedade. Para fins desse estudo, utilizou-se o método de pesquisa bibliográfico, compilando-se informações de autores conceituados no assunto. Ressalta-se, ainda, que não é objetivo dessa pesquisa adentrar no mérito de credibilidade ou tampouco externar opiniões sobre as doutrinas de cada religião. Ao contrário, busca-se, apenas, avaliar o papel que as crenças religiosas exercem na conduta dos indivíduos em sociedade, tendo-se