Vygotsky
1 – Como se desenvolvem pensamento e linguagem para o autor?
O pensamento e a linguagem têm origens distintas e desenvolvem-se segundo trajetórias diferentes e independentes. Antes de o pensamento e a linguagem se associarem, existe, também, na criança pequena, uma fase pré-verbal no desenvolvimento do pensamento e uma fase pré-intelectual no desenvolvimento da linguagem. Antes de dominar a linguagem, a criança demonstra capacidade de resolver problemas práticos, de utilizar instrumentos e meios indiretos para conseguir determinados objetivos.
Pensamento e linguagem seguem suas trajetórias até que, em determinado momento do desenvolvimento, seus caminhos se unem surgindo, então, o pensamento verbal e a linguagem racional, o ser humano passa a ter a possibilidade de um modo de funcionamento psicológico mais sofisticado, mediado pelo sistema simbólico da linguagem. 2 – Quais as duas funções básicas da linguagem? Explique-as.
As duas funções são “Intercâmbio Social” e “Pensamento Generalizante”. Isto é, além de servir ao propósito de comunicação entre indivíduos, a linguagem simplifica e generaliza a experiência, ordenando as instâncias do mundo real em categorias conceituais cujo significado é compartilhado pelos usuários dessa linguagem.
3 – Discuta os conceitos de “Discurso interior” e “Fala egocêntrica”.
O chamado “discurso interior” é uma forma interna de linguagem, dirigida ao próprio sujeito e não a um interlocutor externo. É um discurso sem vocalização, voltado para o pensamento, com a função de auxiliar o indivíduo nas suas operações psicológicas. A criança primeiramente utiliza a fala socializada, com a função de comunicar, de manter um contato social. Já a “fala egocêntrica” constitui uma linguagem para a própria pessoa, e não uma linguagem social, com funções de comunicação e interação. Esse “falar sozinho” é essencial porque ajuda a organizar melhor as ideias e planejar melhor as ações. É como se a