Capitalização
Esta atividade tem o intuito de demonstrar as diversas maneiras de transformar o dinheiro com o tempo. Sendo por meio de Fontes de Captação ou por Fontes de aplicação de recursos. E também entender a importância da determinação dos juros, que simboliza a grande transformação do dinheiro no tempo.
Justificativa
Sabendo os pontos positivos e negativos de cada regime de capitalização, sabemos qual regime deveremos aplicar para determinada situação no dia-a-dia.
Desenvolvimento
Para apontarmos os pontos positivos e os pontos negativos temos inicialmente de saber os conceitos de cada regime de capitalização. Escolhi alguns para a atividade.
Fundo de Investimento - Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos, captados de pessoas físicas ou jurídicas, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aplicação em títulos e valores mobiliários. Isto é: os recursos de todos os investidores de um fundo de investimento são usados para comprar bens (títulos) que são de todos os investidores, na proporção de seus investimentos.
Ação - Ação é um valor mobiliário, emitido por sociedades, que representa uma parcela do seu capital social. O investimento em ações é considerado de renda variável. Quando você compra uma ação de uma companhia aberta se torna acionista e participa do lucro da companhia através do recebimento de dividendos e de bonificações.
Renda fixa - Nos investimentos em renda fixa, a remuneração, ou sua forma de cálculo, é previamente definida no momento da aplicação. Ao investir seus recursos em um título de renda fixa, seja ele emitido pelo governo ou por uma empresa privada, você está emprestando a quantia investida ao emissor do título para, em troca, depois de um certo período, receber o valor aplicado (denominado "principal"), acrescido de juros pagos como forma de remuneração de seu empréstimo.
Renda variável - Nos investimentos em títulos de renda variável, o investidor não tem como saber, previamente, qual