Capitalização e sistemas de amortização
CAMPUS APROXIMADO DE PINHALZINHO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CAPITALIZAÇÃO E SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO
Pinhalzinho
2012
CAPITALIZAÇÃO E SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO
Trabalho de pesquisa apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina, como requisito parcial da avaliação na disciplina de Noções de Ciências Atuariais.
Professor: Rodrigo Ernani Mesa Casa
Pinhalzinho
2012
Introdução
O processo de capitalização é o mecanismo através do qual um determinado capital aplicado produz juro ao fim de um determinado tempo de aplicação. Existe uma relação entre o capital aplicado e o tempo de aplicação. Desta relação resulta que o juro produzido é função do capital aplicado e do tempo de aplicação.
Neste trabalho pretende-se dar uma visão geral sobre Capitalização, como se divide e sistemas de amortização.
Capitalização
Os Títulos de Capitalização são papeis do mercado mobiliário obtidos à vista ou a prazo, resgatáveis em curto, médio ou longo prazo. O Contrato de Subscrição de Título de Capitalização é firmado entre consumidor e uma empresa de capitalização, devendo esta ser registrada junto à Superintendência Segura Privados – SUSEP, e tem por objetivo o depósito periódico de prestações pecuniárias pelo consumidor, que após o prazo determinado no contrato, resgata os valores investidos, devidamente corrigidos por uma taxa também estabelecida no contrato, podendo, quando previsto no negócio jurídico, concorrer a prêmios em dinheiro.
Trata-se de contrato de adesão, visto que todas as cláusulas são aprovadas pela SUSEP, órgão competente para tal, bem como porque é estabelecido unilateralmente pelas empresas de capitalização, não podendo o consumidor discuti-las, conforme disposto no artigo 54 do Código de Defesa do Consumidor
A estruturação dos títulos de capitalização permite que eles sejam diferenciados entre si em termos de