sistemas de capitalização
CAMPUS DE SÃO MIGUEL DO OESTE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GISELI ORTOLAN
REGIEL RODRIGO GHISLERI
SISTEMAS DE CAPITALIZAÇÃO E AMORTIZAÇÃO
SÃO MIGUEL DO OESTE
2013
1 CAPITALIZAÇÃO
Capitalização é uma forma de economizar dinheiro de maneira programada, com prazos e taxas de juros previamente determinados. Podem ser feitos depósitos mensais ou um depósito único, que recebem rendimentos e dão direito a sorteios. Geralmente os sorteios são baseados na extração da Loteria Federal e os prêmios variam conforme o plano escolhido. Ao final do plano, os valores pagos são devolvidos integralmente, corrigidos pela TR.
A missão da capitalização é a promoção do desenvolvimento econômico e social, utilizando a característica única dos títulos de capitalização de juntar em um só instrumento a distribuição de prêmios via sorteios e a acumulação de recursos, de modo a viabilizar soluções para as diferentes demandas do mercado.
Dadas as diferentes características e necessidades da sociedade, o mercado de capitalização oferece vários tipos de produtos para aumentar a eficiência de sua comercialização por meio dos diversos canais de distribuição, seguindo as categorias a seguir mencionadas, onde são elencadas formas alternativas de utilização do título de capitalização.
1.1 Planos de Capitalização
O conceito dos planos de capitalização foi criado na França, há mais de 150 anos. Os associados faziam contribuições mensais que visavam formar fundos para auxílio financeiro e tinham a garantia de resgatar o investimento no prazo ou antecipadamente por sorteio.
De lá para cá estes produtos, dadas as suas características, se espalharam para outros países. No Brasil encontraram campo fértil em função de sua estrutura de atender determinados anseios da população brasileira, que desde meados do século XX os utiliza intensivamente. Hoje,