Capitalismo e suas ilusões
Ao decorrer da nossa vida nos deparamos com uma serie de injustiças, e nos perguntamos por que o governo não faz nada para mudar isso? Bem isso é uma coisa muito complicada e nos rodeia desde o inicio da sociedade.
Desde o inicio ouve uma divisão de classes sociais e com o confronto entre elas,ouve a necessidade de um ESTADO, algo que intermediasse a briga entre elas e mantivesse uma suposta ‘’ordem’’, o que intriga e que a classe dominante é quem direto ou indiretamente controla esse poder, o homem é um ser egoísta e diante do poder pode se obsecar por ele e sempre querer ele mais, ou seja, a classe dominante controla o Estado, que protege o poder da classe dominante.
O Estado para manter seu poder usou técnicas ideológicas e físicas (exércitos) para manter seu poder. Ideológicas: tentando convencer as pessoas que a ideologia do Estado é o mesmo da sociedade, que os dois tem os mesmos interesses, a do bem incomum; e o físico caso o individuo contrarie o Estado, ele seria reprimido.
Hoje em dia temos um governo democrático que nos passa uma falsa sensação de liberdade e justiça. Só porque escolhemos nossos governantes, não quer dizer que participamos da política-social, pois podemos mudar nossos governantes mas a classe dominante ‘’burgueses’’ sempre vão proteger seu capitalismo que nos força a vender nosso trabalho por o quanto eles quiserem pagarem em condições injustas, para manter nossa própria sobrevivência.
O Chaves um político polemico tentava de alguma forma tirar a Venezuela desse controle capitalista através de uma forma de socialismo, ele conseguiu sim diminuir a desigualdade em seu país mas muito pouco comparado com a desigualdade imensa que ainda existe na Venezuela, seu governo ainda tinha uma presença forte do capitalismo e agora após a sua morte nem se sabe o que irar acontecer com a Venezuela.
O que aconteceu com o governo de Chaves prova que fugir do Capitalismo não é algo simples ainda mais num mundo que quase todo