Introdução ás ciências sociais (questionário e respostas)
2° QUESTIONÁRIO
Prof.ª ...
GG Anarchist
1. Por que o capitalismo simplifica os antagonismos de classe?
Sempre houve diferentes castas sociais. Na modernidade, estas diferentes “classes sociais” apenas receberam novas nomenclaturas, mas seus antagonismos permaneceram, ainda, intactos. Com o grande impulso que os meios de comercialização tiveram com as conquistas marítimas e expansões do tipo, a sociedade foi se dividindo cada vez mais (assim como os meios de produção acabaram se dividindo também) em classes e subclasses, tanto a classe burguesa como o proletariado.
2. Explique por que a burguesia é produto de uma série de revoluções nos modo de produção.
Com a expansão do mercado mundial, as navegações, a economia, linhas de produção, comércio e comunicações, por exemplo, sofreram grandes mudanças para poder suprir estas novas necessidades. Isso teve grande força sobre a indústria e ferrovias (por onde eram transportados os materiais, sejam para produção ou para a distribuição para comércio em larga escala), levando, então, ao aumento dos capitais burgueses. Estes fatores revolucionaram o que conhecemos hoje por burguesia.
3. Por que Marx diz que o estado nada mais é do que o comitê executivo da burguesia?
Tal revolução também acarretou mudanças na política. Do sistema feudal às comunas armadas e independentes, da república à monarquia, a burguesia passou a ter “firmamento” com a grande indústria e com a expansão do mercado mundial, conseguindo assim, domínios políticos. Desta forma, o Estado seria o meio por onde se administra os interesses/negócios da classe burguesa.
4. Por que não há mais ilusões políticas e religiosas, restando apenas o vínculo do interesse nu e cru?
Porque a relação que o capitalismo instaurou entre os homens no decorrer dos séculos foi o interesse no vender e receber. Isso ficou cravado tão profundamente nas pessoas que, pode-se dizer, chegou num ponto em que até