Metodologia cientifica
Segundo (Demo, 1985, p. 22 e 23),a atividade básica da ciência é a pesquisa. Esta afirmação pode estranhar, porque temos muitas vezes a ideia de que ciência se concentra na atividade de transmitir conhecimento (docência) e de absorvê-la. Na verdade, tal atividade é subsequente. Antes existe o fenômeno fundamental da geração do conhecimento. Pesquisa é a atividade cientifica pela qual descobrimos a realidade. Partimos do pressuposto de que a realidade não se desvenda na superfície.
Apesar da aparente rigidez desta proposta de metodologia de estudo, ela é, sem duvida, a mais eficiente. Pressupõe um mínimo de organização da vida de estudos, mas em compensação, torna-se sempre mais produtiva. Em virtude de os universitários brasileiros, na sua grande maioria, disporem de pouco tempo de seus cursos e exercerem funções profissionais concomitantes ao curso superior, exige-se deles organização sistemática do pouco tempo disponível para o estudo em casa, indispensável para um aproveitamento mais inteligente do seu curso de graduação, com um mínimo de capacitação qualitativa para as etapas posteriores tanto numa eventual sequencia de seus estudos, como na continuidade de suas atividades profissionais definidas e oficializadas pelo seu curso. (Severino 2002, 22ª Ed,p.30).
2 PESQUISA CIENTÍFICA
2.1 CONCEITO E FINALIDADE
Segundo (Cervo e Bervian, 2002, p. 63), a pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas teóricos ou práticos com o emprego de processos científicos.
A pesquisa parte, pois, de uma duvida ou problema e, com o uso do método cientifico, busca uma resposta ou solução.
A pesquisa, porém, não é a única forma de obtenção de conhecimentos e descobertas. Outros meios de acesso ao saber que dispensam o uso de processos científicos, embora validos, não podem ser enquadrados como tarefas de pesquisa.
Um desses meios, aliás, muito recomendável, é a consulta bibliográfica que se caracteriza por dirimir pequenas duvidas,