O ser e o Capitalismo
Edmilson Ferreira Marques*
Resumo: A proposta deste texto é buscar na psicanálise pensada e desenvolvida por Erich Fromm elementos para se pensar o ser humano da sociedade capitalista. Erich Fromm, dentre a maioria dos psicanalistas existentes, desde
Freud, procurou desenvolver suas pesquisas e reflexões a partir da “psicanálise humanista”, oferecendo, assim, recursos heurísticos fundamentais para se pensar a vida na sociedade. Nesse sentido, propomos analisar primeiramente o seu método de análise, a partir do qual acreditamos ser fundamental para compreender o procedimento teórico/metodológico que utilizava para pensar os temas por ele abordados, e, nesse sentido, encontrar o caminho a ser percorrido na busca em seu pensamento da seguinte questão: como abordar a partir de seu ponto de vista, o ser humano da sociedade capitalista? Enfim, propomos uma avaliação da própria teoria de Fromm, apontando suas principais contribuições.
Palavras-chave: Erich Fromm; Ser Humano; Capitalismo.
*
EDMILSON FERREIRA MARQUES é professor da Universidade Estadual de Goiás e doutorando em história pela Universidade Federal de Goiás.
23
da psicanálise e referência para vários pensadores. Erich Fromm (1900-1980)
A proposta com este texto é buscar na psicanálise pensada e desenvolvida por
Erich Fromm elementos para se pensar o ser humano1 da sociedade capitalista.
Erich Fromm, dentre a maioria dos psicanalistas existentes, desde Freud, procurou desenvolver suas pesquisas e reflexões a partir da “psicanálise humanista”. Seu objetivo era oferecer uma ferramenta para compreender o ser humano a partir da sua relação com sociedade onde vive. Nesse sentido, percebemos neste pensador uma contribuição fundamental para os indivíduos pensarem a própria vida e a vida social que onde está inserido.
Diferentemente
da psicanálise instrumentalista que concebe esta como
uma