Manifesto do Partido Comunista
Karl Marx e Friedrich Engels
Relatório: “Manifesto do Partido Comunista”
Karl Marx e Friedrich Engels
1. Papel da burguesia no desenvolvimento da sociedade capitalista.
Historicamente, as Cruzadas consolidaram a abertura do mediterrâneo, restabelecendo as ligações comerciais entre o Ocidente e o Oriente. Enquanto isso, o sistema feudal, cuja produção era adequada apenas para a produção local, não conseguia atender ao crescimento da demanda, tornando-se incompatível coma as novas condições históricas. Isto levou muitos a se arriscarem partindo para os centros urbanos da época, na esperança de ganharem a vida. Aqueles que se dedicaram a vida de comerciante ambulante, formaram o embrião que mais tarde seria denominado de burguesia.
Os mercados orientais (indiano e chinês), a colonização da América, o intercâmbio com as colônias e as trocas mercadológicas, contribuíram para o aumento do comércio e, conseqüentemente, impulsionou o crescimento acelerado da burguesia – ao mesmo ritmo que o sistema feudal se decomponha. A manufatura tomou lugar dos pequenos artesãos mas, no enquanto, logo se tronou insuficiente ao mercado, sendo substituído pela produção industrial que visava atender a grande demanda e eram comandadas pelos burgueses milionários.
A burguesia ao lançar a grande industria, cria o mercado mundial, oferecendo um enorme desenvolvimento comercial, as navegações e as comunicações territoriais junto a construções de ferrovias, para conseguir assim um maior abrangência do seu mercado consumidor. Desta maneira, os burgueses aumentavam ainda mais seus capitais e seus poderes de decisão político. Essas ações deixam claro que a burguesia deixa de ser uma classe oprimida sob o domínio dos senhores feudais, estabelecem o conceito da produção industrial e do mercado mundial, conquistando o domínio político do estado moderno, que se trona em um comitê para a administração dos