Capitalismo para iniciantes (resumo)
O Mercador vendia de tudo: pimenta, âmbar, peles, peças de vidro, vinhos importados, tecidos. Como ainda não havia o DINHEIRO, o negócio era fechado na base de troca: ovos, mel, manteiga, peixes e coisas feitas pelos artesãos por tecidos, espadas, armas em geral.
REFLEXÃO: Desde esta época o povo já era enganado. Quando o Mercador fala: "E vocês pensam que enganar as trouxas não dá trabalho?". Podemos perceber nitidamente que as pessoas estão sendo enganadas, e é o quê acontece conosco até hoje. REFLEXÃO: Quando em um dos quadrinhos aparece um vendedor falando sobre Vasco da Gama, já podemos observar o altíssimo lucro que os comerciantes tinham com suas mercadorias. “Período de Grandes Descobrimentos". A verdade, porém, era outra: ninguém estava a fim de descobrir nada além de novos caminhos para grandes lucros.
Capítulo 3 – O novo mundo:
Os espanhóis inundaram a Europa com ouro e prata roubados do romanticamente chamado Nova Mundo e com isso provocaram uma alta espetacular nos preços.
Os senhores feudais com todo sobrevivia por que nesse período ocorreu uma importante modificação: desapareceu a velha idéia de que a terra era importante em relação ao total do trabalho sobre ela executado. Os nobres estavam com problemas: precisavam de dinheiro para formar e equipa seu exército. Os comerciantes emprestava dinheiro para os nobre, criando uma