Lei de Ohm
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Relatório de Física referente à aula prática em laboratório, ministrada pela professora Tarcilene Heleno, sobre Lei de Ohm e Resistores não Ôhmicos.
4° Período – Engenharia Civil
Lei de Ohm e Resistores Não Ôhmicos
BRUNO RODRIGUES DA SILVA
ROGÉRIO BASTOS GARCIA
JOANA D’ARC DO SACRAMENTO
Rio de Janeiro
2014
INTRODUÇÃO
A resistência elétrica de um meio material é a grandeza que expressa o grau de interferência deste meio material no transporte da carga elétrica, e em uma abordagem mais sofisticada ela expressa o grau de “não aproveitamento” da energia fornecida à carga para se mover (e assim pode ser identificada como uma fonte de dissipação da energia elétrica fornecida, fato este que discutiremos em futuro experimento). No SI a unidade de medida da resistência elétrica é o ohm.
Nos condutores ôhmicos, a intensidade de corrente elétrica é diretamente proporcional a DDP aplicada. Assim, a curva característica de um condutor ôhmico é uma reta inclinada em relação aos eixos U e i; passando pera origem (0;0).
Por outro lado, os condutores, para os quais a relação U/i não é constante, são chamados de condutores não-ôhmicos. A relação entre a intensidade de corrente elétrica e a DDP não obedece a nenhuma relação específica, e sua representação gráfica pode ser qualquer tipo de curva, exceto uma reta.
R= U1i1=U2i2=…=Unin2. OBJETIVO
O objetivo desta prática é verificar experimentalmente as características dos resistores ôhmicos e plotar os respectivos gráficos.
3. PROCEDIMENTO