LAS DROGAS EN LA ADPSLESCENCIA
7224 palavras
29 páginas
revista portuguesa de pedagogiaANO 47-I, 2013, 157-176
Consumo de Drogas e Comportamentos
Antissociais na Adolescência: Que Relação?
António Castro Fonseca1
Resumo
O objetivo deste artigo era examinar a relação longitudinal entre o consumo de droga e comportamentos antissociais durante a adolescência. Utilizou‑se para esse efeito uma amostra de rapazes e raparigas da comunidade, avaliados quatro vezes durante o período que vai dos 7‑8 anos aos 17‑18 anos de idade.
Os resultados mostraram que consumo de droga e comportamentos antisso‑ ciais andam fortemente associados durante toda a adolescência. Verificou‑se também que o comportamento antissocial no início da adolescência predizia o consumo de droga aos 17‑18 anos e que esse poder preditivo se mantinha
(embora mais fraco) quando se controlava o efeito de outras variáveis, designa‑ damente o baixo autocontrolo. Em contrapartida, o consumo de droga não era bom preditor do comportamento antissocial relativamente ao mesmo período.
Ainda uma outra conclusão foi a de que os adolescentes que apresentavam simultaneamente os dois problemas tinham posteriormente um nível de adaptação social mais pobre em vários domínios do que os seus pares com um só ou nenhum desses problemas.
Palavras‑chave: comportamento antissocial; consumo de drogas; adolescência; associação longitudinal
1 Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
10.14195/1647-8614_47-1_8
158
Introdução
A adolescência é, geralmente, vista como uma fase do desenvolvimento durante a qual se registam grandes mudanças em quase todos os aspetos da vida do indivíduo.
A acompanhar essas mudanças surgem, muitas vezes, novos problemas considerados típicos dessa idade, destacando‑se entre eles a delinquência juvenil e o consumo de drogas. Os dados da investigação mostram, de maneira bastante consistente, que estes dois problemas são muito comuns e começam a manifestar‑se em idades cada