KARL MARX
Karl Marx foi um pensador e revolucionário alemão considerado um dos iniciantes da Sociologia no mundo. Ele tinha idéias radicais como juntar a classe trabalhadora para derrubar os capitalistas.
Mas o que Karl Marx não esperava é que esses pensamentos poderiam causar muitas mortes, como ocorreu, ele também teve seus conceitos nas áreas de: economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.
Dentre tantas de suas obras si destacaram:
Obra 1- O processo de produção do capital 1867.
Obra 2-O processo de circulação do capital 1885.
Obra 3-O processo global da produção capitalista 1894
Entre os primeiros trabalhos de Marx, foi antigamente considerado como o mais importante o artigo Sobre a crítica da Filosofia do direito de Hegel, em 1844, primeiro esboço da interpretação materialista da dialética hegeliana, sendo um esboço de um socialismo humanista, que se preocupa principalmente com a alienação do homem; sobre a compatibilidade. Marx sozinho escreveu A Miséria da Filosofia (1847), a polêmica veemente contra o anarquista francês Proudhon. A última obra comum de Marx e Engels foi em 1847 “O Manifesto Comunista”, breve resumo do materialismo histórico e apelo à revolução.
“O que Marx mais critica é a questão de como compreender o que é o homem. Não é o ter consciência (ser racional), nem tão pouco ser um animal político, que confere ao homem sua singularidade, mas ser capaz de produzir suas condições de existência, tanto material quanto ideal, que diferencia o homem."
ALGUNS DE SEUS PENSAMENTOS:
“Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrario, o seu ser