capitalismo agrário
O capitalismo basicamente, só deu-se inicio devido as técnicas que usaram para produzir mais, e consequentemente ter estoque para fins de trocas, e também com aqueles que tinham enormes quantidades de terras e ganhavam com o trabalho de empregados que mantinha para seu plantio, criando uma relação de dependência entre o explorador (proprietário das terras) e o explorado (mão de obra humana). No que constituiu o capitalismo agrário?
Por muito tempo os seres humanos proveram suas necessidades materiais por meio do trabalho de terra. Num período similar começaram a surgir as classes sociais, consequentemente os que trabalhavam a terra e aqueles que se apropriavam dessa mão de obra para além de garantir seu sustento, ter também mais poder de troca, dando inicio ao capitalismo agrário.
Somente no capitalismo, a forma dominante de apropriação do excedente está baseada na expropriação dos produtores diretos, cujo trabalho excedente é apropriado exclusivamente por meios puramente econômicos, então está relação particular entre produtores e apropriadores é mediada pelo mercado, assim também, vitualmente, tudo numa sociedade capitalista é uma mercadoria produzida para o mercado, e o mais importante: capital e trabalho dependem do mercado para as condições básicas de sua reprodução, bem como os trabalhadores dependem de sua força de trabalho para vende-la como uma mercadoria.
“Assim, com esse movimento, precisou ser implicada a existência de algumas “leis do movimento” muito especiais, compulsões e exigências sistêmicas específicas que nenhum outro modo de produção exigiu: os imperativos da competição, acumulação e maximização do lucro”.
Surgimento da propriedade capitalista