A Tecnologia do Enriquecimento: a fazenda São Bernardo, do romance de Graciliano Ramos, como elemento de estudo do capitalismo agrário no interior nordestino dos anos 1920 e 1930.
Ramos, como elemento de estudo do capitalismo agrário no interior nordestino dos anos 1920 e 1930.
Francisco Fabiano de Freitas Mendes*
O termo tecnologia vem do grego technología, que quer dizer tratado sobre uma arte ou uma prática. E apesar de sabermos o que é enriquecer, custa pouco lembrar que o desdobramento desse verbo quer dizer: movimento para dentro da condição de ser rico num processo de mudança de estado: em- + rico + -ecer. Em resumo, São Bernardo, de Graciliano
Ramos pode ser visto como um romance-tratado da arte de como tornar-se rico, empreendedor, poderoso, temido e solitário num contexto que compreende a inserção do capitalismo agrário em certas regiões do interior nordestino no início do século XX.
A trama do romance pode ser resumida à luta pela conquista e manutenção da fazenda
São Bernardo, no município de Viçosa, Alagoas, durante a década de 1920 e o limiar da década de 1930 e, à semelhança da fazenda, como seu protagonista, Paulo Honório, conquista e domina todos à sua volta – incluindo sua esposa, Madalena – a partir do exercício do mando. Narra-nos essa tecnologia de enriquecer seu protagonista, Paulo Honório, que pode ser assim apresentado:
Começo declarando que me chamo Paulo Honório, peso oitenta e nove quilos e completei cinqüenta anos pelo São Pedro. A idade, o peso, as sobrancelhas cerradas e grisalhas, este rosto vermelho e cabeludo têm-me rendido muita consideração.
Quando me faltavam estas qualidades, a consideração era menor. 1
Perfeitamente localizado no seu hoje (1930), o narrador ainda informa dados específicos sobre o corpo de um homem grande (89 quilos) que lhe rende consideração. Já seu passado traz um mistério: Paulo Honório não sabe de onde vem nem sabe quem foram seus pais e, ao contrário da exatidão do peso, não informa com precisão sua data de nascimento (lá pelo São
Pedro – 29 de junho):
Para falar com