CAPITAL INTELECTUAL
ROZINETE H. NAZARIO
4 SEMESTRE ADEMINISTRAÇÃO
CAPITAL INTELECTUAL
CUIABÁ
2014
CAPITAL INTELECTUAL
O capital intelectual é gerado por conhecimentos e é um grande produtor de riquezas para o ser humano, e vem a ser mais que um ativo privilegiado, o qual, por sua vez, é causa de grandes aumentos de produtividade em algumas empresas e, também em governo, ou seja, na vida de cada um de nós.
Tudo isso proporcionou um conceito novo, visto por conjunto de conhecimentos e informações adquiridos por uma pessoa ou instituição e colocado ativamente a serviço da realização de objetivos econômicos.
Todo homem, num determinado momento de sua vida, tem de optar por sua profissão, dando maior atenção na qual realmente deve optar para seu futuro, ou seja, as funções ou a função que realmente deve exercer em sua vida, aquela que há uma maior tendência em expor melhor seus conhecimentos, suas ideias, a função que melhor se adaptar e que não trabalhe contrariado.
Uma pessoa quando exercer seu capital intelectual, naquilo que realmente deseja, se mostra capaz, e consegue efetivamente tornar-se mais requerida e desejada, consegue manter seu emprego e trabalho, atingir seus objetivos pessoais com maior facilidade, manter uma certa independência e liberdade de escolha, gozar de maior segurança e tranquilidade o que a vida lhe proporciona de melhor, dentre outras coisas mais.
A IMPORTANCIA DO CAPITAL INTELECTUAL NA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Ao se analisar o desenvolvimento do processo de globalização da economia, nota-se uma clara evidência de uma transição para uma sociedade sustentada no conhecimento. Emerge desse processo um novo conceito de administração, denominado Capital Intelectual. A aceitação do conhecimento como recurso econômico gera um problema que é o de mensurar esse ativo, como valorizar o ser humano e, mais do que isso, como retê-lo na entidade, pois