capital intelectual
Disciplina: Modelos Organizacionais Contemporâneos
Curso: Gestão de Recursos Humanos
Professor: José Bernardo de Souza
Gestão do Conhecimento: Capital Intelectual
Equipe:
Israel Lins
Ruth Moura
Rafaele de Moura
Deuza Helena
Izabel Cavalcante
Fortaleza 2013
Vivemos na era da informação e do conhecimento, isto é fato e não há como mudar. No sistema capitalista perder tempo é deixar de ganhar dinheiro. Criar condições favoráveis à produção e direcionar-se em favor do tempo gera viabilidade econômica.
O capital intelectual engloba conhecimentos adquiridos e acumulados de uma organização, ou seja, os conhecimentos acumulados de uma empresa inerentes a pessoas, projetos, patentes, sistemas, metodologias e a interatividade do ativo humano para com a missão da empresa.
Stewart(1998),afirma que o Capital Intelectual constitui a matéria intelectual-conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência que pode ser utilizada para gerar riqueza.
Chiavenato(2004) Capital intelectual é a soma de tudo o que você sabe. Em termos organizacionais, o maior patrimônio de uma organização é algo que entra e sai pelas suas portas todos os dias, ou seja, são os conhecimentos que as pessoas trazem em suas mentes- seja sobre produtos, serviços, clientes, processos, técnicas, etc.
A Gestão de Recursos Humanos está em amplo processo de transformação. Os modelos tradicionais de gestão incorporavam uma visão restrita sobre o papel do ser humano nas organizações, o aproveitamento do pleno potencial dos trabalhadores eram conduzidos de forma limitada. Na sociedade do conhecimento, torna-se indispensável à plena utilização do potencial criativo e inovador. As politicas tradicionalmente adotadas tratavam o ser humano como um mero recurso produtivo.
Gerenciar talentos de uma organização é hoje, um grande desafio. À medida que o homem evolui novas necessidades e